terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Centenário do Vapor Moxoto

Nem todo Centenário é motivo de glórias,  mas hoje fazem exatos 100 anos que naufragou aqui nas margens do São Francisco,  ao lado da Ilha Belmonte, entre o Povoado Bonsucesso,  município de Poço Redondo,  e o Povoado Ilha do Ferro, município de Pao de Açúcar AL.
O Vapor chamava-se Moxoto, era uma embarcação pequena, porém toda feita de ferro.
Por muito tempo tive dúvidas enquanto a real data do acontecido,  se foi dia 10 ou 11 de Janeiro, pois muitas pesquisas que realixei com os moradores do Povoado,  muitos me falavam em dia 11, isso não esqueço jamais,  não sei se por eu ser criança,  ou porque me impactou mesmo. Sempre que o rio se cavalos,  minha curiosidade so aumentava.
Bem, assim como me falavam no dia 11, também ouvi falar que havia sido em uma quarta feira,  já a boquinha da noite,noite de forte tempestade, daí pode ter surgido essa contradição,  não me contentei e procurei um calendário de Janeiro de 1917, contatudo,  que o dia de quarta feira,  caiu no dia 10.
Supoe-se que a notícia tenha se espalhado somente na manhã do dia 11, provavelmente quando foi constatado o naufrágio.
A população de Bonsucesso se encontra nesse momento realizando uma Missa em homenagem a todos que se faziam presentes naquela terrível noite,é um fato triste mas que estejam assim em paz.Não poderia de esquecer de agradecer ao GPHB(Grupo de Pesquisa Historica de Bonsucesso ), por estar firme na luta por nosso resgate Cultural.





Nenhum comentário:

Postar um comentário