segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O Vapor Moxotó

     

         11 de Janeiro de 1917


     Havia uma grande canoa de tolda chamada Moxotó, mais conhecida como Chata, pelo povo da região, a mesma fazia linha de Penedo a Piranhas, seu lugar de origem.
    No dia 11 de Janeiro de 1917,quando vinha de Penedo transportando pessoas e muitos objetos valiosos de ouro, passou em Propiá e la estavam comemorando a festa do Bom Jesus dos Navegantes, os passageiros muito devotos pediram que o dono da canoa a encostasse para assistirem a procissão, ele recusou e seguiu viagem, quando passava ao lado do Povoado Bonsucesso formou-se uma tempestade muito forte e, mais uma vez pediram que encostasse a canoa até que o tempo passasse, mais uma vez o dono não atendeu, como sabemos tem uma ilha conhecida por Bel Monte, aqui em frente ao Povoado Bonsucesso, minutos após a Moxotó, que era de ferro, naufragou ao lado da ilha Belmonte, ou Belo Monte, pois ainda tenho duvidas quanto a isso.
    Muitos moradores do povoado ouviram gritos e pedidos de socorro, só afirmaram que já estava escuro e a ventania forte, trovoes e relâmpagos, não tiveram como ajudar, tamanha escuridão.até ruídos pavorosos ouvia, assim muitos passageiros morreram deixando enterrado seus pertences nas águas do São Francisco.
    Segundo alguns moradores ela transportada passageiros, negociantes, correspondências, e tudo mais que fosse possível. Depois que afundou muita gente pegou fardo de redes nas águas do São Francisco.De dois pra três dias o corpo de muita gente começou a aparecer boiando pelo porto do povoado e muitos descendo nas águas do rio.Há quem diga que havia muito ouro na Chata, e até os talheres eram de ouro.Só que os destroços da Moxotó, esta lá soterrado, suas gavetas enferrujadas e todo aquele passado enterrado próximo a ilha Belmonte, aqui no Povoado Bonsucesso.
   Nos tempos em que o rio seca muito algumas pessoas sobem em cima dela, e vêem suas gavetas enferrujadas pelo tempo. Ja ouvi da boca de algumas pessoas que teve sobrevivente,enquanto que outros afirmam que não sobreviveu ninguém, mas isso é um detalhe pra pesquisa.













Nunca tiraram a canoa de lá... Parece castigo de Nosso Senhor.
Isabel dos Santos( In memoria)





Isabel dos Santos(In Memoria).


Fotografia do Vapor Moxotó foto: A. Coutinho



   O senhor Manoel do Leite afirma que se deu em uma Quarta-feira a tarde, já perto de escurecer.


    Nos tempos em que o rio seca muito algumas pessoas sobem em cima dela, e vêem suas gavetas enferrujadas pelo tempo.






  O senhor Manoel do Leite afirma que se deu em uma Quarta-feira a tarde, já perto de escurecer.






O vapor Moxotó fotografia tirada do Bloogdoetevaldo.





12/07/2016









 Quero aqui deixar minha dor ao ver essa sena sendo que já foi uma coisa linda de ser ver.O nosso São Francisco esta se acabando cada vez mais, e confesso que sempre tive a curiosidade de ver de perto os destroços do Vapor Moxotó, por que essa história fez parte da minha infância e sempre tive curiosidade em ver-la de perto, sei que isso esta sendo possível, fui la olhei, estive em cima da embarcação,e não me senti realizada de forma alguma já que essa realização esta custando a vida do nosso querido Velho Chico, morrendo, sem ninguém fazer nada, estou completamente triste.
Vejam algumas fotos abaixo. 









Dinha Feitosa






Nenhum comentário:

Postar um comentário