segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Como se deu a origem do Povoado Bonsucesso.


              Como se deu a origem do Povoado Bonsucesso.




     Os primeiros moradores do Povoado Bonsucesso eram o Coronel Lulu, seu pai o Major Miguel, e sua esposa Dona Maria Cândida, tinha uma filha chamada Sinharinha, eram então os moradores da Casa Grande, na época era uma  fazenda cercada de currais e conhecida como Fazenda Belo Monte, pertencente ao Município de Porto da Folha- SE.

     Há quem diga que quando o Major Miguel chegou nessas terras já encontrou duas famílias morando por aqui, mas também afirmam ter sido três familiares que aqui estavam, segundo o Senhor José Rico, eram o Senhor Mamede e sua esposa Maria, e o Senhor Tirrí com sua esposa Chica, essas eram as duas famílias existentes nessas terras, morando em casebres humildes, em situação precária. Com a chegada do Major Miguel, eles passaram a trabalhar como empregados, e ajudaram na construção do Casarão juntamente com escravos vindos da África para construir a Casa Grande e a cerca de pedra para dividir as terras da propriedade, e também serviam para separar o gado da plantação.

......

Entrevista realizada com Jose Gomes o popular José Rico, em 22.05.2000
   

    Veremos um depoimento do Senhor Manoel do Leite

    -Meu pai me contava o seguinte, assim ele me contou a história que o Coronel era dono disso tudinho aqui, pegava daquela cai beira do Saco Grande e puxava divisa com a Bahia, achou pouco ainda ?
Arrendou o Santiago pra tirar leite, lá no Santiago ele pegou o meu Avô pra tirar leite, meu avô era da Barra do Ipanema, quando terminou o arrendamento ele levou meu avô pra trabalhar no Cajueiro, pra Lagoa de Pedra, e papai era rapazinho, então ele levou papai pra trabalhar nos Patos, Zé Rosa que era o pai de Mané Rosa ele levou pra o Garrote.
 


    INFORMAÇÕES SEGUNDO O SENHOR NEGO MARCELA

     Assim que o Major Miguel chegou a essa terras ele encontrou três familiares, que eram os Mamédios, os Tirrí e os Zimbigues, a partir dessas informações saí em busca da linhagem desses familiares, o que descobri foi :
    O finado Zimbigue Velho era irmão do finado Domingos......
    Os tirrí moravam no Monte céu, que eram parentes de Ana Cleto Brandão. Ha indícios que eles eram de origem alagoana.Falava-se no velho Luiz Tirrí com possível nome de um dos primeiros moradores dessas terras.
    Antonio Mamédio, um dos primeiros moradores dessas terras era o melhor amansador de gados dessa região,foi casado duas vezes e teve duas famílias, acreditasse que, Ananias, Domingo Mamédio,e Corrinha, provavelmente eram filhos do segundo casamento.Agora o finado

Nenhum comentário:

Postar um comentário