As primeiras professoras do Povoado foram
Maristela de Sá e
Maria dos Prazeres dos Santos, mais conhecida como Dona Prazeres, Maristela ensinava pelo Estado e Dona Prazeres pelo Município,segundo Dona Prazeres quem as deu o emprego foi o Prefeito Artur Moreira quando ganhou à eleição.
_Maristela ficou com os alunos maiores e eu peguei os menores, eu ensinava na minha casa, mas quando Alcino Alves ganhou a eleição e passou a ser o Prefeito de Poço Redondo ele construiu aqui no Povoado Bonsucesso um Salão Municipal, onde eu passei a ensinar lá, o Padre Gregório foi quem abençoou o Salão, foi numa festa de Janeiro a inauguração.
Comecei a ensinar em 05 de Março, já o ano não estou lembrada, mais tenho tudo anotado. Depois de um tempo colocaram a Finada
Dalila, pelo Município.
_Olhe minha filha, da Barra da Onça pra lá era caatinga pura, agente ia a pé tirar o dinheiro La em Poço Redondo.
|
Maria dos Prazeres dos Santos, Foto:Autora |
|
De rosa Apolônia Dalila(In Memoria) |
|
Maristela começou a trabalhar no Povoado Bonsucesso em 01 de Setembro de 1955, filha natural de Porto da Folha, quando começou a trabalhar foi por indicação politica, mas depois fez o concurso e ficou em sala de aula ainda por 18 anos.
Devemos reverenciar essas mulheres de fibra que fizeram parte do desenvolvimento do Povoado, e sabemos que depois delas vieram muitas outras, mas de uma certa forma elas foram as primeiras professoras do Povoado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário