segunda-feira, 16 de junho de 2014

As primeiras professoras.

As primeiras professoras do Povoado foram Maristela de Sá e Maria dos Prazeres dos Santos, mais conhecida como Dona Prazeres, Maristela ensinava pelo Estado e Dona Prazeres pelo Município, quem nos colocou foi o Prefeito Artur Moreira quando ganhou à eleição. _Maristela ficou com os alunos maiores e eu peguei os menores, eu ensinava na minha casa, mas quando Alcino Alves ganhou a eleição e passou a ser o Prefeito de Poço Redondo ele construiu aqui no Povoado Bonsucesso um Salão Municipal, onde eu passei a ensinar lá, o Padre Gregório foi quem abençoou o Salão, foi numa festa de Janeiro a inauguração. Quanto comecei a ensinar foi em 05 de Março, já o ano não estou lembrada, mais tenho tudo anotado. Depois de um tempo colocaram a Finada Dalila, pelo Município. Olhe minha filha, da Barra da Onça pra lá era caatinga pura, agente ia a pé tirar o dinheiro La em Poço Redondo.
Dona Prazeres
Abaixo mostrarei uma entrevista realizada com uma morador do Povoado, o que só vem a comprovar um pouco de como era antigamente.Não tao diatante assim, mais para um povoado como o nosso que surgii do nada, é muito importante cada pedacinho descoberto.

Data da entrevista: 08/10/2014.(que na verdade foi mais um bate papo que uma entrevista).
Entrevistada: Lúcia de Castro.( Obrigada querida Lúcia , suas palavras ficarão guardadas para vida toda).

1. Quem foi sua primeira professora?
   _ Dona Caçula, ela era irmã de Zeca Jesuíno, da mãe de Marlene,  tia de Zé Carlos de Aracajú.

2. Onde era sua escola?
  _ no grupo as escolas daqui eram de manhã.

3. Quem eram seus colegas de classe ?
  _ Pedro meu irmão.

4. Com quem mais você estudou?
  _ Também estudei com  Dona Maristela e Dona Prazeres.

5. O que você acha sobre morar aqui em Bonsucesso?
  _ sempre gostei até hoje eu gosto.

6. Uma lembrança marcante da sua vida.
  ...Quando os meus pais adoeceram foi eu quem cuidei deles ... (choro).
... uma vez Dona Sinharinha veio aqui em casa.
  _ papai vendia leite do Senhor Edgar.
  _ o namorado de Maria Luiza mandava os telegramas e papai entregava nas mãos dela, porque o pai dela não queria o namoro.

Essa senhora de roupa cor de rosa foi a professora Apolônia  Dalila.(In Memoria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário